A Arca das Letras

26 02 2010

Por Felipe Maurício

Desde 2003, um projeto pioneiro do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) leva a literatura para perto das comunidades rurais de várias cidades do país. Esse é o projeto Arca das Letras, que já percorreu mais de 1,5 mil municípios, beneficiando vários moradores que vivem em regiões rurais e não tem muito acesso à leitura.

A proposta da Arca das Letras é mobilizar a população para o uso das bibliotecas rurais instaladas nessas comunidades a partir de esforços dos parceiros desse projeto, como órgãos públicos federais, estaduais e municipais, movimentos sociais, editores, artistas, entre outros.

Dessa forma, pretende-se incentivar e facilitar o acesso à leitura instalando as bibliotecas rurais nas casas dos agentes de leitura – moradores escolhidos pela população para administrar e efetuar as atividades da biblioteca – ou em sedes de uso coletivo, sendo escolhido de acordo com o interesse da comunidade.

O acervo inicial de cada biblioteca do projeto Arca das Letras conta com 200 livros selecionados para contribuir para o trabalho, pesquisa, estudo e lazer das comunidades. Os acervos são formados por livros de literatura infantil, para jovens e adultos, livros didáticos, técnicos, especializados e de referência ao exercício da cidadania.

Recentemente, a cidade de Joinville, em Santa Catarina, foi agraciada com o projeto. A Arca das Letras criará mini-bibliotecas em três bairros da cidade, com o intuito de promover o aprendizado dos moradores que não podem se deslocar frequentemente para a biblioteca municipal da cidade.

Anúncios

Acções

Informação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: